Blog
Tecnologia e manutenção - Sistemas de proteção contra incêndios
Empreendimentos de grande porte como prédios altos, centros comerciais e hospitais, que possuem amplas estruturas e elevado fluxo de pessoas, necessitam de sistemas de proteção contra incêndio mais avançados.
Por meio de detectores multicritério de fumaça e calor, cabo sensores de temperatura, sistemas de detecção por aspiração é possível garantir monitoramento avançado, capaz de identificar possíveis incêndios de forma precoce, antes de sua atividade se intensificar.
Caso o local protegido não possua sala de segurança ou portaria 24h, é importante que o sistema de proteção contra incêndio seja interligado em uma central de monitoramento remota, que poderá receber alarmes de princípios de incêndios antes que os mesmos se agravem. Dessa forma, potencializa a rápida evacuação do local e colabora para que sejam colocadas em ação medidas efetivas de combate ao princípio de incêndio.
Equipamentos e sistemas de marcas renomadas possibilitam criar uma proteção contra incêndios mais avançada, que possibilita mitigar o perigo antes que se alastre. Cada sistema tem uma função específica, vamos focar aqui nos equipamentos de proteção eletrônicos, eletromecânicos e de automação. Estes devem funcionar em conjunto criando uma integração segura e eficiente.
Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio, placas de sinalização para as saídas de emergência, iluminação de emergência, sistemas de controle e extração de fumaça e calor, escadas pressurizadas são alguns itens importantes a serem considerados na hora de um projeto de proteção contra incêndio.
Extração Natural de Fumaça
A inalação de fumaça é o um dos principais responsáveis por vítimas fatais e hospitalizadas em casos de incêndios. Isso ocorre devido à inalação excessiva de fumaça e gases tóxicos que comprometem o sistema respiratório ou causam sufocamento. A fumaça também dificulta a visualização da rota de fuga.
Por exemplo: Em caso de incêndio em um hospital ou shopping com vários pisos e corredores, a única maneira das pessoas saírem dos estabelecimentos é pela rota de fuga composta por corredores e escadas. Elevadores, não são recomendados e pode acontecer queda de energia que impede seu funcionamento e pode deixar pessoas presas em seu interior.
Os corredores e escadas da rota de fuga de edificações costumam estar em ambiente fechados, e precisam estar livres de fumaça caso contrário prejudica a visualização e a respiração das pessoas.
Um sistema de extração de fumaça permite a substituição do ar contaminado por ar novo, de modo a extrair a fumaça, os gases da combustão e o calor gerado durante o incêndio para o exterior do edifício, por meio de janelas e clarabóias que abrem automaticamente através de atuadores elétricos com resistência ao calor de até 300 C°. Ou ainda através de ventiladores e exaustão mecânica.
Painel de Comando para Escada Pressurizada
A instalação de sistemas de pressurização de escadas é uma ótima opção para impedir a entrada de fumaça em escadas de emergência.
Consiste de um sistema de ventilação forçada que insufla ar na caixa de escada mantendo uma pressão positiva, impedindo a entrada de fumaça e garantindo que fique livre de fumaça para a evacuação de pessoas.
O sistema divide-se entre a parte da ventilação mecânica, dutos de distribuição de ar, grelhas de insuflamento de ar, filtros, sensores de fluxo e fumaça bem como a parte de comando e automação do sistema. Em casos de incêndio, o painel de comando aciona a ventilação mecânica das escadas pressurizadas e mantém as rotas de fuga livres de fumaça.
Grupo Engetel fabrica painéis de comando para escadas pressurizadas e sistemas de extração de fumaça, utilizando componentes de primeira linha, para atender os requisitos da IN-09 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e outros estados, bem como as normas ABNT.
Alarme e Detecção de Incêndio
Os sistemas de Alarme e Detecção de Incêndio têm papel fundamental na proteção de qualquer tipo de vida e integridade de patrimônio. A principal função destes sistemas é detectar qualquer sinal que possa danificar o patrimônio ou a saúde de quem estiver nas proximidades do estabelecimento. Quanto antes for detectado qualquer evento, mais fácil será de eliminá-lo sem causar maiores danos.
Sistemas de detecção e alarme de incêndio para variados tamanhos de projetos (edifícios, shoppings, indústrias, hospitais, etc.). Eles possuem alta confiabilidade, mesmo nas condições mais difíceis, sendo imunes a distúrbios como poeira, sujeira, frio e umidade. Estes equipamentos, graças aos avanços tecnológicos, possuem versões com diferenciais que potencializam a proteção, como detectores lineares de calor e sensores precisos para identificar reais perigos.
A Engetel trabalha com a excelência em sistemas de Alarme e Detecção de Incêndio do mercado, com certificação internacional EN-54, UL/FM. Além disso, temos um exclusivo sistema para evitar disparos em falso dos detectores de fumaça. Um alarme de incêndio acionado indevidamente em locais com grande movimentação de pessoas pode causar pânico e caos, sendo fundamental a alta precisão.
Manutenção Preventiva e Corretiva
De nada adiantará ter um sistema de qualidade de proteção contra incêndio se não houver manutenções preventivas regulares, assim como manutenções corretivas em caso de apresentação de problemas. É importante manter a manutenção do sistema em dia, para evitar que haja falhas no processo. Mesmo se os dispositivos estiverem aparentemente íntegros e sem avarias, não significa necessariamente que estejam com o seu funcionamento eficiente.
É importante lembrar que esses sistemas possuem implicações legais envolvidas. Ou seja, por lei, além de ser obrigatória instalações de proteção contra incêndio, também precisam passar por manutenções preventivas, de modo a prevenir problemas. Estas exigências, em parte se devem ao histórico brasileiro de grandes tragédias envolvendo incêndios, por constar em normas da ABNT e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, assim como está ligado às seguradoras, que estão exigindo os laudos referentes à manutenção para novas contratações ou renovações de contratos.
Os sistemas de prevenção contra incêndio são a melhor maneira de combater estes infortúnios, que podem afetar qualquer tipo de edificação. Estes sistemas preventivos possuem vários métodos para prever princípios de chamas, como detectores de fumaça e alarmes de incêndio.