09/05/2022

Por que a automação predial é mais sustentável?

Ao falar em automação predial, a primeira coisa que costuma vir à mente é a praticidade, a segurança e a facilidade que ela traz para a rotina. Porém, esse tipo de sistema vai além para trazer mais sustentabilidade e reduzir custos de energia e gerenciamento.


A Engetel trabalha com automação predial usando o software BMS (Building Management System), que monitora, controla e realiza rotinas pré-agendadas no edifício instalado.


Isso significa que esse sistema pode ser usado em diversas situações. Alguns exemplos:
- Controle HVAC (central água gelada, VAV, fancoletes, ventiladores, etc);
- Controle de iluminação;
- Gerenciamento de energia;
- Controle de nível e bombas hidráulicas;
- Integração com sistemas de Detecção de Incêndio, Controle de Acesso, Grupo Geradores, Energia Solar, Chiller, etc.
- Sistemas de controle para HVAC com integração multiprotocolos, de qualquer grande fabricante de mercado.


Com o uso desse software, é possível ter informações de quase tudo o que acontece no prédio. Os relatórios podem informar consumo de energia, comparação de alarmes e tendências que ajudam a transformar informação em ação para obter um melhor gerenciamento de recursos.
E a economia vai além: Com o uso da automação predial é possível economizar até 45% no consumo de energia.


Isso acontece porque, com esse sistema, é possível fazer o controle inteligente da iluminação e climatização dos ambientes, evitando, por exemplo, que luzes e ar-condicionados fiquem ligados quando não estão em uso.
A energia elétrica também é economizada no consumo de água, já que o sistema de automação controla também o ligamento/desligamento das bombas de água, acionando-as somente quando necessário.


O retorno de tudo isso é proporcionar mais sustentabilidade, controle de gastos e economia para o prédio.
Edificações com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, dada para construções sustentáveis) já contam com o BMS da Engetel para atingir objetivos de economia de recursos naturais.  Os dashboards e relatórios de consumo de água e energia possibilitam monitorar e comprovar o desempenho, comparando os valores de consumo reais com os indicadores de referência calculados na simulação energética do projeto.


Para saber mais e solicitar um orçamento para seu negócio ou edifício, entre em contato conosco pelo telefone/Whatsapp: (47) 9 9273-0883 ou e-mail: comercial@grupoengetel.com.br.