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Os riscos de incêndio em carros elétricos

A procura por carros elétricos no país vem aumentando Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros oito meses de 2023, o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades. Isso representa um crescimento de 76% em comparação com o mesmo período de 2022.
Com essa nova demanda que se apresenta, também há uma nova preocupação que é o risco de incêndio em carros elétricos. Uma infraestrutura de carregamento de veículos elétricos bem desenvolvida é crucial para a transição da mobilidade, e a proteção contra incêndios não deve ser ignorada.
Veículos elétricos com baterias provavelmente não queimam com mais frequência do que os movidos a combustível, mas queimam de forma diferente, são difíceis de extinguir e causam muita fumaça tóxica, podendo gerar efeito dominó e até comprometer a estrutura do edifício.
A Alemanha tem sido um exemplo quanto aos cuidados com a segurança contra incêndios de estações de carregamento e carros elétricos. Uma nova diretriz de segurança, chamada de VDI, foi publicada pela Associação de Engenheiros Alemães em agosto e recomenda a detecção de fumaça e calor precoce e a conexão do sistema de alarme de incêndio ao corpo de bombeiros ou um centro de chamada de emergência, para uma maior prevenção e ação mais imediata.
QUAIS OS RISCOS?
Há duas possibilidades principais de risco: incêndio causado nas próprias baterias dos veículos e incêndio no sistema de carregamento portátil ou estações de recargas instaladas de forma incorreta e fora do padrão normativo.
Baterias
Incêndios em baterias podem ter várias causas, especialmente danos, sobrecarga e temperaturas elevadas podem levar a sobrepressurização e superaquecimento. As baterias de lítio acumulam energia enquanto são alimentadas por uma fonte elétrica, durante o processo de carregamento, para que possam funcionar como uma fonte autônoma de energia. Durante o carregamento pode haver corrente irregular na bateria de lítio, o que aumenta sua temperatura exponencialmente e libera seus componentes químicos inflamáveis que, em contato com o ar, podem provocar um incêndio.
Estação de carregamento
A estação de carregamento pode causar incêndios devido ao envelhecimento da estação de carregamento, componentes eletrônicos e má conduta na utilização ou ainda pela instalação fora dos padrões de instalação elétrica exigidos por norma.
O manuseio incorreto de cabos de extensão e dos demais componentes do equipamento pode causar defeitos no processo de carregamento.
Além disso, condições ambientais difíceis, como umidade, temperaturas extremas também podem prejudicar e fazer com que o equipamento tenha uma vida útil mais curta e tenha maiores riscos de curto-circuito.
COMO PREVENIR?
Primeiramente, é importante entender que os meios convencionais de detecção são ineficazes para este tipo de incêndio. Isso quer dizer que, quando for detectado fumaça, chamas ou aumento repentino da temperatura (termovelocimétrico), é possível que a proteção da bateria já se rompeu e o incêndio já tenha iniciado.
A melhor forma de monitorar e detectar incêndios em baterias é identificar as anomalias que possam indicar um possível problema. É importante tomar algumas atitudes na observação e carregamento do carro elétrico:
- Seguir as instruções do fabricante do veículo e da estação de carregamento, bem como manter regularidade de manutenção.
- Ter o monitoramento manual, que pode ser feito com bombeiros civis, brigadistas ou técnicos de manutenção que fazem inspeções de segurança regulares com leitura termográfica.
- Utilização de softwares de monitoramento das estações de recarga que permite avisar em caso de anomalias de funcionamento.
- Estacionamentos de condomínio que possuem estações de recarga devem investir em uma proteção adequada. Sensores de detecção de calor de alta sensibilidade, detecção precoce de fumaça e gás são indicados para estes casos.
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