Blog
Detecção de incêndio e extração de fumaça em elevadores
Os elevadores precisam cumprir alguns requisitos de segurança contra incêndio. Dentre eles, o monitoramento do poço em toda a sua altura por central de detecção de fumaça por amostragem (aspiração).
O principal risco é um incêndio no edifício gerando fumaça entrando no poço. Apesar de não ser recomendado o uso de elevadores em caso de incêndio, em prédios altos, há elevadores de emergência que são preparados para auxiliar os bombeiros no deslocamento durante incêndios.
Dentre as soluções que oferecemos, os detectores de fumaça por aspiração estão entre os mais precisos e confiáveis sistemas de aviso precoce contra incêndio. Esta tecnologia faz amostragem ativa do ar com sensibilidade e potência de aspiração ajustáveis monitorando continuamente amostras de ar através de uma rede de tubos instalada na área monitorada.
Os principais desafios de detecção de incêndio neste ambiente:
- Diluição de Fumaça
- Pressurização do elevador
- Movimento de ar rápido
- Abrasivos criando poeira
Dentre as soluções que oferecemos está a central que faz amostragem ativa do ar, com sensibilidade e potência de aspiração ajustáveis e filtros de poeira, além do tubo de aspiração dentro do poço do elevador e detector de fumaça fora.
É fundamental que todos os elevadores desçam até o térreo e abram as portas em casos de incêndio, com exceção dos elevadores de emergências existentes em prédios mais altos, porém para uso exclusivo do Corpo de Bombeiros.
A escada de emergência deve ser utilizada em casos de incêndio e a manutenção das portas corta fogo e todo sistema preventivo é essencial para segurança das pessoas. Os testes periódicos permitem detectar problemas e assim garantir que em caso de necessidade tudo esteja em perfeito funcionamento, já as portas corta fogo precisam ficar fechadas durante um incêndio para impedir que a fumaça entre na escada de emergência, comprometendo o acesso das pessoas na rota de fuga.