Proteção Contra Incêndio

Extração Natural de Fumaça

extração natural de fumaça (smoke vent) tem o objetivo de substituir o ar contaminado por ar novo, de modo a extrair a fumaça, os gases da combustão e o calor gerado durante o incêndio para o exterior do edifício, por meio de janelas e clarabóias que abrem automaticamente através de atuadores elétricos. 

Sistema atende requisitos para backup do sistema de escadas pressurizadas, através de abertura de janelas automatizadas na caixa de escada, em caso de alguma falha no sistema de pressurização..

A fumaça é responsável por até 70% das vítimas em um incêndio, segundo estudos recentes. Manter os caminhos de evacuação livres de fumaça permite a saída segura das pessoas e aumenta a segurança e a eficácia dos bombeiros no combate ao incêndio.

Alarme, Detecção e Supressão de Incêndio

Sistemas de detecção e alarme de incêndio para variados tamanhos de projetos (edifícios, shopping´s, indústrias, hospitais, etc).

  • Equipamentos com certificação internacional EN-54, UL, FM, etc.
  • Exclusivo sistema para evitar disparos em falso dos detectores de fumaça;
  • Integração entre Alarme de Incêndio, Pressurização, Desenfumagem e BMS;
  • Serviços de instalação, laudo e manutenção em conformidade com as normas NBR 17240:2010;
  • Técnicos com treinamento e certificados pelos fabricantes Securiton, Elkron e Mircom.

Painel de Comando para Escadas Pressurizadas

A Engetel fabrica painéis de comando para escadas pressurizadas, utilizando componentes de primeira linha, para atender integralmente os requisitos do Corpo de Bombeiros e da norma NBR 14880 da ABNT. 

  • Integração entre Alarme de Incêndio, Pressurização, Desenfumagem e BMS;
  • Serviços de implantação, comissionamento, laudo, treinamento e assistência técnica;
  • Rampas de aceleração e desaceleração para otimizar o consumo de energia;
  • Partida automática do segundo ventilador em caso de falha no ventilador principal;
  • Modo ventilação diária em rotação reduzida com programação horária;
  • Garantia de 2 anos e suporte técnico 24H.

Iluminação de Emergência

A função da “Iluminação de Emergência” é clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal. A intensidade da iluminação deve ser suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das pessoas, levando em conta a possível penetração de fumaça nas áreas. Fonte: NBR 10898.

Cortinas Automáticas de fumaça e chama para compartimentação de espaços

O perigo

A progressão descontrolada do fogo e da fumaça pelo edifício é uma forte ameaça para os ocupantes e para a patrimônio. O alastramento de gases, vapores e fumaça altamente tóxicos podem originar a inacessibilidade de rotas de fuga, originando armadilhas para os ocupantes do edifício.

O princípio

Devem ser tomadas as medidas corretas e necessárias de modo a impedir a propagação do fogo e da fumaça entre os diferentes espaços de um edifício. As soluções de cortinas D+H, combinadas com a utilização de sistemas de detecção de incêndio e de extração de fumaça, permitem aumentar significativamente as hipóteses de fuga das pessoas e facilitar o trabalho dos bombeiros no ataque aos sinistros.