Cases
CASE | PHILIPS HEALTHCARE
A Engetel implantou o sistema de automação predial e ventilação natural na sede da Philips Healthcare.
São quase 7 mil m² de área interna, de ambientes modernamente projetados e bem iluminados, espaços para lazer, lounges, áreas de convivência e descontração internas e externas.
O projeto conta com um sistema de automação do ar-condicionado central que gerou uma redução significativa no consumo de energia.
Controle da qualidade do ar interior com exclusivo sistema de ventilação natural controlada. Este sistema proporciona um maior conforto térmico às pessoas e, consequentemente, um aumento da produtividade.
Principais sistemas implantados:
- Sistemas de aberturas automáticas das janelas na fachada e dampers no telhado para renovação de ar e controle de climatização.
- Sistema de ar-condicionado com automação, com controle total do sistema, inclusive medições de nível de CO2.
- Software com acesso via rede ethernet, tablets e smartphones.
- Estação meteorológica instalada na parte externa para medição de temperatura, umidade, vento e chuva.
- Sensores internos para monitoramento da temperatura, umidade e CO2 dos grandes espaços.
As soluções implementadas pela Engetel no prédio da Philips permitem o monitoramento e controle integral do sistema de ar-condicionado central. Outro recurso que contribui para melhorar o conforto térmico e qualidade do ar é a ventilação natural controlada.
Trata-se de um sistema que permite realizar a renovação de ar por meio de janelas automatizadas instaladas na fachada da edificação e clarabóias na cobertura.
Além de monitorar a temperatura, o sistema supervisiona as condições de limpeza dos filtros, exibe uma tela com informações sobre cada chiller, torres de resfriamento e indica como está o funcionamento das bombas de água e outros componentes do sistema.
Os dampers e as janelas abrem automaticamente em caso de princípio de incêndio para que a fumaça, o calor e os gases tóxicos sejam extraídos do edifícios e os caminhos de evacuação fiquem livres de fumaça.
O engenheiro Alessandro Bianchini, coordenador de facilities e EHS da unidade, relata que a Philips se preocupa com questões relativas ao bem-estar dos colaboradores.
Unindo essa preocupação com a eficiência das soluções da Engetel, Alessandro conta os resultados são muito satisfatórios:
“Os sistemas instalados pela Engetel permitem um controle automatizado da temperatura em todos os ambientes, mantendo níveis de temperatura adequados”.
Além disso, ele diz que a economia gerada pelo sistema é bastante significativa:
“A economia mensal no total da conta de energia elétrica gira em torno de 15% sendo maior no inverno”.
“Um software customizado implantado pela Engetel permite economia através da troca do ar interno com o ambiente externo de forma mais eficiente, gerando mais conforto térmico às pessoas. O software permite monitoramento e intervenção nos diversos departamentos a partir de uma única tela, que apresenta em tempo real todos os dados relativos às condições de temperatura e qualidade do ar interior”.
“O sistema atende as normas relativas aos riscos ergonômicos, controlando a umidade do ar e mantendo a temperatura entre 20 e 23 graus. O controle de CO2 permite que as pessoas não sofram com perda de concentração, fato comum em ambientes fechados”.
Segundo o engenheiro Camilo Caeiro, da construtora Stein, responsável pela execução do projeto da Philips Blumenau, o cliente optou por realizar um upgrade nos sistemas instalados na 2ª fase, tornando a instalação muito mais eficiente e sustentável, resultando ainda num ambiente muito mais produtivo e funcional para os colaboradores.
Ele conta que foi necessária uma coordenação grande entre todas as empresas envolvidas, incluindo a Engetel, responsável pela automação, e a Bittencourt Engenharia, responsável pelo projeto de ar-condicionado.
Caeiro relata que, apesar da complexidade, o projeto foi um sucesso. “Com um trabalho de planejamento assertivo e acompanhamento diário de todas as tarefas, conseguimos, com a colaboração de todos, entregar todas as fases da obra na data prevista, com a qualidade exigida pelo cliente”, afirma.
O engenheiro se surpreendeu com a economia gerada pelo sistema da Engetel. Para ele, “o resultado final superou as expectativas que tinha, tanto o sistema automático de ventilação natural quanto automação de todo o sistema de ar-condicionado. A economia gerada foi superior ao estimado no início do projeto, neste caso específico e confirmada pelo retorno recente dado pelo cliente”, completa.
O arquiteto Rael Belli, da Jung&Belli Arquitetura, juntamente com a Castellanos Castro Arquitectura, autores do projeto de arquitetura e project manager da execução da obra, conta que, em parceria com a Engetel, tiveram a oportunidade de conhecer e propor ao cliente soluções diversas ligadas à tecnologia e sustentabilidade.
“Conversamos com fornecedores parceiros e toda a equipe de projetos complementares para que o máximo de opções e sistemas sejam analisados e avaliados. Após essa análise, apresentamos as soluções mais viáveis para o cliente, sempre com uma análise de custo x benefício para a tomada de decisão”.
Segundo Rael, “fatores que tornam uma edificação eficiente, como fácil manutenção, sustentabilidade e com qualidade na funcionalidade dos espaços, são de fundamental importância para a arquitetura”. E isso foi possível também devido ao trabalho em conjunto com a Engetel.
Rael citou outras soluções aplicadas na Philips:
- Sistema de tratamento de esgoto com geração de água para abastecimento das torres de água gelada (aproximadamente 25 mil litros por dia).
- Sistemas de divisórias acústicas e parede verde para atenuação da reverberação do som.
- Espaços open space planejados e modulados conforme equipes de trabalho e dinâmica interna da empresa, sempre em módulos com quantidade controlada de pessoas.
- Salas de apoio, de reuniões e brake out dimensionadas e planejadas em várias configurações para atender diferentes dinâmicas de trabalho.
- Controle de iluminação, utilizando a iluminação natural em conjunto com luminárias de autodesempenho, controladas e dimerizáveis.
- Utilização de cores e imagens e iluminação diferenciada para identificar áreas e setores e criar uma maior humanização dos espaços.
E você, está precisando melhorar a qualidade do ar interior e economizar energia? Conte com a Engetel!