
O futuro é agora - Entenda as vantagens das edificações inteligentes e sustentáveis
O conceito de edifício inteligente tem se consolidado como tendência de mercado, e como resposta à crescente demanda por soluções que aliem conforto, eficiência energética e sustentabilidade.
Diminuir o uso de energia em edificações inteligentes é fundamental para mais eficiência operacional e sustentabilidade. Para isso, esses edifícios incorporam tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Inteligência Artificial e sistemas de automação predial.
Algumas das estratégias:
- Iluminação inteligente: sensores de presença, dimerização e controle remoto, que ajustam automaticamente os níveis de iluminação conforme a presença de pessoas e as condições ambientais, afetando a eficiência energética, o conforto e a redução de custos.
- HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) otimizados: sensores de ocupação, manutenção preditiva e controles que se adaptam às condições climáticas permitem maior eficiência térmica com menor consumo.
- Monitoramento em tempo real: sistemas de automação predial permitem análise contínua de desempenho, para ajustes em equipamentos de alto consumo energético.
- Integração com energias renováveis: como painéis solares, que reduzem a dependência da rede elétrica e ampliam a autonomia energética.
- Medição energia setorizadas: fundamentais para identificar desperdícios, gargalos operacionais e oportunidades de melhoria contínua.
Ao combinar tecnologias inteligentes com práticas sustentáveis, os edifícios inteligentes conseguem reduzir significativamente o consumo de energia, diminuir custos operacionais e contribuir para as metas climáticas globais. Essa abordagem proativa fortalece o desenvolvimento de um ambiente construído mais verde, eficiente e resiliente para o futuro.
Automação em diferentes áreas
A automação predial é uma das estratégias mais eficazes para o monitoramento e o controle de sistemas essenciais de um edifício, permitindo uma operação mais inteligente, segura e econômica. Pode ser aplicada em diferentes tipos de edificações: sedes administrativas/corporativas e condomínios residenciais e comerciais.
Há outras vantagens:
- Facilidade de implantação e manutenção, proporcionando uma experiência descomplicada para as construtoras, empresas e condomínios.
- Aumento do conforto para pessoas.
- Em média, 30% da pontuação obtida em certificações verdes de prédios está relacionada à eficiência energética, o que evidencia o impacto das iniciativas de economia de energia e gestão de água.
- Eficiência operacional por meio do monitoramento de sistemas como gerador, bombas, elevadores, níveis de água, iluminação e climatização. E também do diagnóstico remoto e preventivo de falhas, reduzindo assim a necessidade de intervenções emergenciais.
Do ponto de vista ambiental, a redução do consumo de energia tem fortes efeitos positivos, uma vez que cada kWh economizado representa uma diminuição na emissão de cerca de 0,86 kg de CO2.
Edificações com certificação LEED, já contam com o BMS da Engetel para atingir os objetivos de economia de recursos naturais. Os dashboards e relatórios de consumo de água e energia possibilitam monitorar e comprovar o desempenho, comparando os valores de consumo reais com os indicadores de referência calculados na simulação energética do projeto.
Tags: automação, edifícios, tecnologia, automaçãopredial, integração