
Como cibercriminosos podem roubar sua voz?
Cuidado com sua voz na internet: cibercriminosos só precisam de 3 segundos de áudio para clonar você com IA.
Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, os golpes estão se tornando mais sofisticados e perigosos. Hoje, criminosos digitais conseguem reproduzir sua voz com alta fidelidade e usá-la para aplicar fraudes por meio de mensagens de voz falsas.
Segundo dados da Federal Trade Commission (EUA), em 2023 o país perdeu cerca de US$ 2,7 milhões em golpes baseados em clonagem de voz.
Como funciona?
Os cibercriminosos pegam pequenos fragmentos de uma gravação real. Por meio do uso de Inteligência Artificial e padrões de voz, conseguem criar conversas e frases para realizar golpes. Essas amostras são obtidas a partir de gravações de voz ou vídeos publicados em redes sociais, como Instagram ou TikTok.
Com o surgimento da IA generativa, modelos sofisticados têm a capacidade de:
-
Replicar características vocais individuais;
-
Preservar o ambiente acústico da voz de um falante, para não distorcer a voz reproduzida e ser mais realista.
-
Reproduzir as vozes com nuances causadas por emoções diferentes.
Cuidado com as redes sociais
Atualmente, com as diversas redes sociais disponíveis, a criação por parte dos usuários de vídeos é constante e crescente. E isso proporciona aos golpistas material ilimitado para cometer crimes. Apesar de haver diversas ferramentas que permitem terceiros salvar videos de outros usuários, uma ação que ajuda a diminuir a ação de cibercriminosos é ativar em suas redes configurações que limitam salvar e baixar os seus vídeos.
Há formas de se proteger
- O primeiro conselho é ficar atento. Preste atenção aos tipos de mensagens que recebe, especialmente àquelas mensagens inesperadas e em tom de urgência, como as que solicitam dinheiro ou credenciais de determinadas contas (como nos golpes que falam que sua compra não foi reconhecida).
- Na medida em que for possível, quando envolve alguma pessoa do seu círculo pessoal e profissional com os quais tem contato, ligue de volta para a pessoa para algum número conhecido e seguro.
- Outra medida é ter uma "frase segura" com familiares e amigos. Precisa ser algo que só aquela pessoa saberia do que se trata ou que tipo de resposta precisa dar. Que é previamente acordada entre familiares e amigos, a fim de verificar se a pessoa que está falando do outro lado é quem realmente diz ser.
- Evite compartilhar abertamente nas redes informações pessoais e sobre seus familiares e amigos. Isso tudo pode ser usado por cibercriminosos para deixar seus golpes ainda mais precisos e a prova de erro.
- E sempre pense antes de clicar em qualquer link ou botão. muitas vezes os cibercriminosos conseguem acessos ao seu celular através da inserção de vírus em aparelhos celulares e computadores, facilitando o acesso a seus vídeos e gravações de voz.