Blog
6 “monstros” que podem assombrar a segurança do seu negócio
Hoje é comemorado Halloween, data perfeita para falar sobre os “monstros” que podem assombrar a segurança do seu negócio.
Para que você conheça e esteja preparado para lidar com cada um deles, listamos os principais problemas:
01 - Falta de controle de acesso
O controle de acesso bem feito é que irá impedir invasores e pessoas não desejadas de entrarem na sua empresa ou em áreas restritas. Por isso, a falta desse tipo de controle pode gerar grandes problemas para a segurança do negócio.
02 - Falta de manutenções periódicas nas instalações elétricas
Além de assegurar que tudo está funcionando direitinho, a manutenção elétrica irá proteger de incêndios, que acontecem, em maior parte, por conta de problemas nas instalações elétricas, principalmente por tomadas elétricas defeituosas e aparelhos antigos.
03 - Ambientes sem câmeras de segurança
As câmeras de segurança são equipamentos que trazem um ótimo custo-benefício, afinal, possuem um forte papel inibidor e contribuem para minimizar riscos e evitar perdas pessoais e patrimoniais. Roubo, perdas de estoque, espionagem industrial, incidentes, vandalismo, etc. podem ser evitados com o uso de CFTVs.
04 - Ter equipamentos de proteção sem inspeção regular
Além da manutenção das instalações elétricas, que citamos no item 2 desta lista, é importante fazer a inspeção regular e a manutenção preventiva de todos os equipamentos de proteção. Isso inclui verificar periodicamente o alarme de incêndio, as câmeras de segurança, os controles de acesso, os extintores, a iluminação de emergência e qualquer outro sistema usado para a segurança da empresa.
05 - Não ter um sistema de Alarme e Detecção de Incêndio confiável
Muitas empresas, condomínios, hotéis e outros negócios não possuem a preocupação necessária com o sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, optando por comprar o que for mais em conta e/ou não fazendo as manutenções periódicas exigidas pelas normas e pelo Corpo de Bombeiros.
Alarmes falsos consecutivos fazem com que as pessoas passem a ignorar o toque das sirenes e, em uma emergência real, o sistema não fará sua função. Além disso, esse tipo de sistema tem o propósito de sinalizar o incêndio em sua fase inicial para que possa ser combatido com um extintor de mão, evitando que cresça e cause maiores danos e risco para as pessoas.
06 - Não se preocupar com a segurança, treinamentos e procedimentos
Provavelmente este é o “monstro” mais perigoso desta lista. Afinal, todas as outras medidas só serão tomadas se existir a preocupação com a segurança do negócio.
Além dos sistemas instalados, também é preciso saber a importância dos treinamentos. Afinal, as pessoas precisam saber como operar os sistemas para que eles cumpram com a sua função. Também é recomendado que haja simulações de evacuação de emergência e treinamentos periódicos.
Além de evitar e prevenir perdas materiais (que nenhum empreendedor quer ter), as medidas de proteção salvam vidas, o que é ainda mais importante.
Existem maneiras de “exorcizar” e trabalhar para que esses monstros fiquem longe! É importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em segurança, que trabalhe com marcas confiáveis e que tenha muita experiência na área. A Engetel atua há mais de 30 anos na área com as marcas mais conceituadas do mercado. Aqui, “não é magia, é tecnologia” ;)