30/05/2019

Sistemas de monitoramento em vídeo são fortes inibidores de ações criminosas.

CFTV: Saiba como minimizar os riscos com o Circuito Fechado de Televisão

As discussões sobre segurança têm uma enorme importância em tempos que a violência tem se propagado de maneira rápida, aumentando a procura por soluções tecnológicas que garantem maiores taxas de segurança a empreendimentos residenciais, comerciais e corporativos.

Muito mais do que apenas inibir a ação de criminosos, um sistema inteligente auxilia também na prevenção, gerando alertas de incidentes e possíveis tentativas de arrombamento, o que colabora para evitar brechas e fragilidades para os meliantes aproveitarem-se da situação e agir.

Mas qual a melhor solução para resolver essa falta de segurança que assola o pensamento das pessoas em épocas que debates sobre segurança pública estão em foco?

Muitas empresas ou condomínios têm optado pelo uso de Circuitos Fechados de Televisão, também chamados de CFTV. Comprovadamente, este sistema tem forte influência na inibição de ações de má conduta, minimizando os riscos e evitando perdas pessoais e patrimoniais.

Circuito Fechado de Televisão

A procura pelos sistemas de CFTV tem aumentado consideravelmente a cada ano, e hoje já é relativamente comum as pessoas terem as imagens captadas pelo sistema de sua casa ou local de trabalho nos smartphones. O sistema de monitoramento por vídeo registra as imagens a partir de câmeras instaladas e distribuídas estrategicamente em pontos vulneráveis do local a ser protegido, como nos acessos, laterais, fundos ou garagens.

Além disso, inibem tentativas de assalto e roubos, e ajudam na prevenção contra incêndios, perdas de estoque, espionagem industrial, incidentes e vandalismo. 

Nos Estados Unidos, o sistema de monitoramento é muito utilizado em grandes cidades, impossibilitando diversos atentados terroristas antes que pudessem ser colocados em prática. No Brasil, o sistema foi utilizado para detectar faces de criminosos foragidos na Oktoberfest e no Carnaval da Bahia, virando notícia na imprensa com o sucesso na captura de um criminoso.

Vantagens

Uma das grandes vantagens do sistema de CFTV é a possibilidade de ter os estabelecimentos, residências ou condomínios monitorados 24 horas por dia, por uma equipe especializadaou diretamente pelo sistema mobile disponibilizado.

Como funciona?

Todas as câmeras são ligadas a um gravador (ou local, ou na nuvem, ou ambos), que além de gravar, possibilita o acompanhamento ao vivo dos pontos de captação de imagens, deixando-o mais seguro e dando agilidade na necessidade de identificar suspeitos ou tomar decisões de maneira ágil quando for preciso.

Além da qualidade dos equipamentos e boa instalação para garantir o bom funcionamento do sistema, novas tecnologias de análise automatizada de vídeo em tempo real têm revolucionado este mercado. A Análise Inteligente de Vídeo (IVA) possui diversos recursos e é capaz de detectar movimentos, realizar a função de cerca virtual, reconhecer padrões suspeitos, rostos, placas, sabotagem de câmeras, veículo circulando na contra-mão ou em alta velocidade. Além disso, existem funções específicas, como detecção de fumaça e princípios de incêndios.

Você pode ver alguns exemplos de aplicação de analíticos neste vídeo.

Outro fator é que em estações de monitoramento, o ser humano tem uma capacidade limitada para supervisão de muitas câmeras na tela, e esta tecnologia é muito útil para um monitoramento mais eficaz, pois o sistema irá gerar alertas e até ações automáticas em situações suspeitas.

Para condomínios e empresas alguns recursos podem aumentar a segurança e ainda facilitar o acesso, tais como:

Perambulação: Este recurso é usado para identificar comportamentos suspeitos de pessoas, quando há alguém circulando por muito tempo em local próximo a uma entrada ou área vulnerável;

LPR – Leitura de placas de veículos: Além da segurança de monitorar placas de veículos que entram e saem de determinado local, o LPR também pode ser configurado para abertura e fechamento de cancelas e portões de garagem, por exemplo.

Reconhecimento facial: O recurso de reconhecimento facial pode facilitar o controle de acesso usando a biometria para identificar visitantes e automatizar liberação de entrada em portas, bloqueios e catracas.

O CFTV pode ser utilizado para:

- Vigilância Empresarial: previne qualquer anormalidade nas proximidades da empresa. Pode ser usado também como monitoramento de processos e áreas de trabalho.

- Segurança Doméstica: precisamos viver com tranquilidade nas nossas casas. Só pela presença de câmeras nos arredores das residências o intruso sente-se ameaçado e hesita antes de cometer um delito.

- Proteção Escolar: o CFTV é usado para moderar as atividades dos alunos dentro das dependências escolares, como vandalismo e uso de substâncias ilícitas, além de auxiliar o controle do fluxo de entradas e saídas de alunos.

- Segurança no Condomínio: um bom sistema de segurança condominial, com qualidade de imagem, monitoramento e gravação segura, reduz as chances de danos a integridade pessoal e patrimonial.

Para mais informações sobre os sistemas de Segurança Integrada, acesse -> Segurança Integrada