14/08/2018

Selo Verde: saiba os benefícios da certificação para novos empreendimentos

O tema sustentabilidade é bastante discutido atualmente, e as melhores maneiras de implantar recursos ecologicamente corretos é um assunto a ser discutido na hora de planejar novos empreendimentos, sendo eles prédios com salas comerciais, corporativos e residenciais.

O conceito aborda a necessidade de não comprometer os recursos naturais disponíveis nos dias atuais para as próximas gerações. Os clientes privilegiam empresas que optam por estruturas e serviços sustentáveis, motivando as construtoras investirem em boas práticas de sustentabilidade e a se adequarem às normas ambientais. A certificação é a garantia de que a organização está correndo atrás de reduzir os impactos ambientais em sua estrutura e serviços oferecidos, mostrando a preocupação com o bem-estar e desenvolvimento sustentável da comunidade em que está instalada.

Certificação Ambiental e os Selos Verdes

A certificação pode ser aplicada para todos os tipos edifícios em qualquer momento no empreendimento, desde novas construções ou grande reformas de edifícios existentes, até escolas, lojas de varejo, centros de distribuição, hotéis, hospitais, condomínios, entre outros. Atualmente, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná concentram os maiores empreendimentos com alguma certificação. A chamada LEED é a mais conhecida e utilizada no Brasil.

LEED

A certificação Leadership in Energy and Environmental, ou LEED, é uma certificação promovida pelo GBC (Greenbuilding Brasil Council) e concedida aos empreendimentos que busquem atender pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação. Neste processo de certificação é todas as disciplinas de um projeto serão analisadas por 8 dimensões. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos. Existem quatro níveis de certificação LEED:

Os benefícios da certificação são*:

Econômicos

- Diminuição dos custos operacionais; - Diminuição dos riscos regulatórios; - Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento; - Aumento na velocidade de ocupação; - Aumento da retenção; - Modernização e menor obsolescência da edificação.

Sociais

- Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes; - Inclusão social e aumento do senso de comunidade; - Capacitação profissional; - Conscientização de trabalhadores e usuários; - Aumento da produtividade do funcionário; melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais); melhora no desempenho de alunos (em Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (em Comércios); - Incentivo aos fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais; - Aumento da satisfação e bem estar dos usuários; - Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável.

Ambientais

- Uso racional e redução da extração dos recursos naturais; - Redução do consumo de água e energia; - Implantação consciente e ordenada; - Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; - Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental; - Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação. A Engetel é membro do GBC Brasil, e apoia integralmente a prática de construção sustentável em todo o país.

Economia de recursos naturais com o uso de Automação Predial

O uso excessivo do recurso é um dos principais culpados pela degradação do meio ambiente. Organizações que economizam em seus processos se destacam dentro do mercado em que estão inseridas, ganhando o respeito do consumidor e do próprio meio em que atua. Os sistemas de Automação Predial são facilitadores no recebimento de qualquer tipo de certificação verde. A decisão comprovará as ações sustentáveis que a organização está envolvida, de fato, e gerando economia de custos nos processos operacionais. A automação predial reduz o custo operacional de edificações e previne problemas técnicos com a possibilidade de monitorar falhas nos sistemas instalados na edificação. Com isso o prédio diminui consideravelmente o uso de energia elétrica e consumo de água, aumentando a produtividade dos funcionários quando o método é aplicado em escritórios e proporciona o bem estar das pessoas em geral, mantendo um ambiente mais saudável e agradável.

Benefícios

- Dá até 45% de economia no consumo de energia elétrica; - Mantém o ambiente de trabalho saudável e produtivo; - Dá rapidez ao acesso aos sistemas automatizados do edifício; - Aumenta a produtividade da equipe e o bem estar das pessoas.

Rotina inteligente e sustentável

A Engetel possui o eficiente software BMS (Building Management System), que faz todo o monitoramento e controle de atividades rotineiras programadas, otimizando o funcionamento do prédio. O programa integra todos os controles disponíveis na construção, gerando relatórios de desempenho de todos os processos realizados. Pode ser aplicado nos controles de: - Ar condicionado e Ventilação (central água gelada, VAV, fancoletes, ventiladores, etc); - Iluminação; - Gerenciamento de energia; - Nível de reservatórios e bombas hidráulicas, - Monitoramento de funcionamento de sistemas elétricos em geral; - Sistemas de controle para HVAC com integração multiprotocolos, de qualquer grande fabricante de mercado. Você pode ficar por dentro de todos os serviços de Automação Predial da Engetel pelo link -> https://goo.gl/n1DD9x

*Fonte: site da GBC Brasil.