13/05/2020

A importância da certificação para soluções em segurança fotoluminescente!

Como parte das soluções de segurança funcionais e com os requisitos necessários para garantir a segurança pessoal e ajudar a salvar vidas em momentos críticos, os produtos fotoluminescentes precisam cumprir uma série de requisitos normativos e legais, como a fotoluminescência e a característica auto-extinguível.

A importância da certificação de produtos que atestam a total segurança e eficácia do mesmo vem crescendo cada vez mais no mercado. Por trás dessa maior preocupação, existem alguns motivos que justificam o valor da certificação de produto:

•  É a única garantia de que os produtos cumprem com os requisitos normativos e legais aplicáveis;

•  Demonstra o compromisso assumido com a qualidade, segurança, meio ambiente e sociedade em geral;

•  Possuem outros requisitos que são importantes do ponto de vista da segurança do usuário, e que como tal devem ser assegurados;

• Auxiliam no desenvolvimento contínuo de soluções que potencializam melhores condições de segurança em geral e, em particular, em evacuações seguras e rápidas, isentas de pânico, que conduzam às saídas corretas.

A problemática dos relatórios de teste

O relatório de teste, também chamado de certificado de ensaio, é um documento que reúne os registros do teste realizado a uma determinada amostra de produto, reunindo informações de análise e interpretação dos registros para dar origem a um relatório.

Quando falamos em produtos de segurança fotoluminescentes - seja ele de fabricação própria ou adquirido no mercado - qualquer órgão, empresa ou indivíduo pode solicitar a realização de um teste.

O teste é executado com base em um ensaio definido, orientado por uma norma nacional ou internacional ou simplesmente ser um procedimento não normatizado, definido pelo requerente e pelo laboratório responsável.

Contudo, não é possível garantir que o sinal comprado possui as mesmas características do sinal testado, ou seja, não há garantia de que a sinalização produzida e vendida possui as mesmas características que o sinal testado.

Por si só, a medição de um sinal não garante a efetiva qualidade dos demais sinais que não se submeteram ao teste. Além disso, ao realizar testes em produtos já instalados no mercado, constata-se que os valores são muito inferiores aos que apresentaram no relatório de ensaio inicial. Portanto, um relatório de teste representa, em grande parte dos casos,  indício de fraude e qualidade enganadora!

A importância do certificado do produto

O certificado de produto garante que as soluções fotoluminescentes estão de acordo com procedimentos devidamente definidos e seguem um histórico de registros de qualidade e controle de produção.

Diferente dos relatórios de teste, nos quais o certificado de ensaio é emitido por um laboratório, a certificação dos produtos é emitida por uma entidade certificadora, sendo de sua responsabilidade a escolha e o recolhimento aleatório de produtos que serão analisados.

O certificado é obtido após evidências precisas de que todo o processo de fabricação é realizado de forma controlada, garantindo que todos os produtos possuam a mesma qualidade, independente do período de fabricação.

O certificado de produto deve conter uma série de exigências legais para garantir sua validade, como: 

•    Número de certificado/referência;

•   Âmbito da certificação (extensão e limites do certificado; normalmente inclui uma descrição dos locais de produção, das unidades organizacionais, bem como as áreas de aplicação dos produtos);

•    Identificação do fabricante;

•    Identificação do produto (marca);

• Requisitos normativos e legais verificados (descrição completa do procedimento normativo e/ou legal aplicável);

•    Data de concessão da certificação; e

•    Prazo de validade.

Ao adquirir produtos na área de segurança, deve-se exigir ao fornecedor um certificado de produto. Na Engetel, trabalhamos com produtos de fornecedores que possuem certificação com norma internacional para garantir a máxima segurança pessoal e patrimonial. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Fonte: Everlux